sexta-feira, 27 de novembro de 2009

metamorfose


http://coachingsp.wordpress.com/2009/07/06/a-fabula-da-borboleta/


Está chegando Dezembro. O vermelho, o verde e o dourado começam a ganhar espaço na decoração. São enfeites, guirlandas anunciando as festividades de final de ano. O clima de preparativos para a tão esperada noite de confraternização, em que desejamos sempre estar junto daqueles que amamos, daqueles que estão distantes ou que não vemos a tempos. Dividimos nossos pensamentos entre o cardápio da ceia e os presentes que serão ofertados e também com os desejados. Pactos familiares são contratados, seja por decidir em qual família irá celebrar-se o Natal, e qual ficará com a passagem de ano. Entre tantos nós a serem desfeitos, em meio a tantas possibilidades, a mais importante acaba por vezes desapercebida ou lembrada de uma forma mecanicista: a celebração espiritual. Na passagem de ano, muitos possuem seus próprios dogmas para afortunar o ano que irá adentrar.
Mas o que gostaria de iniciar o mês de Dezembro, é a auto reflexão de fato. Em um ano em que foi marcada a metamorfose, ilustro esse blog com a imagem da borboleta. Nada mais lúdico de imaginar toda uma pré vida de um ser que irá se recolher para originar-se a outro. Uma lagarta, com muitas pernas...uma centopéia. Robusta, frágil e por vezes odiada.
Mas em sua reclusão, transforma-se para originar-se algo completamente novo, maravilhoso, impossível de crer que algo robusto e desengonçado viesse a ser algo belo, delicado e sublime, tão cheio de cor e de tanta inspiração e admiração.
Assim, façamos como as lagartas, usemos esse período para uma reclusão e surgir no próximo ano como seres transformados prontos a alegrar o mundo que nos observa.
Julio Cesar

10 comentários:

  1. AMIGO TEM SELINHO COM INDICAÇÃO NO BLOG "CADERNO ARTEIRO"...QUANDO PUDER PASSA LÁ PEGAR...É COM CARINHO!
    PAZ E LUZ NESTE FDS...
    BJ
    GRAÇA

    ResponderExcluir
  2. Lindo conselho/sugestão, meu querido amigo!!!

    Vou procurar seguir à risca, pode estar certo...
    'aproveitar o período para reclusão, reflexão e transformação' interior...
    Assim como a lagarta que se transforma em bela borboleta, assim eu quero ser para mim, para os amigos, para minha família e principalmente para Deus!!!
    Um abração!
    Belíssimo post.

    ResponderExcluir
  3. lindo post!
    obrigada por sua visita ao meu blog! adorei!

    besos

    ResponderExcluir
  4. depois me avise qual o seu principal blog para eu acompanhá-lo!

    besos

    ResponderExcluir
  5. Amigo JC,
    Não tenha dúvida que os rituais têm mesmo esse objetivo: o de marcar mudanças e transformações para nós. Todos eles. Celebramos para lembrarmo-nos que sempre existe recomeços, renascimentos e a possibilidade de fazermos mais e melhor...
    Sem a esperança de ser possível recomeçar ou de mudanças muitos de nós sucumbiriam, mesmo que no fundo, saibamos que sem um esforço realmente concreto , o outro dia será só mais um dia!
    Desejo que transformemos-nos todos em lindas borboletas! Bj, nereida

    ResponderExcluir
  6. Na biologia, metamorfose ou “alomorfia”(no grego metamórphosis),significa uma mudança na forma e na estrutura do corpo, bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos insetos e anfíbios, até chegarem ao estado adulto; muito semelhantes a nós SERES HUMANOS.

    Depois da minha pequena aula de biologia..
    queria dizer que a lagarta aqui, pensou.. refletiu... e se transformou numa feliz borboleta (azul!)

    1 beijo e obrigada por nos fazer refletir.
    LISA INQUIETA

    ResponderExcluir
  7. "Fábula da Borboleta"

    Certo dia, um homem estava no quintal de sua casa e observou um casulo pensurado numa árvore. Curioso, o homem ficou admirando aquele casulo durante um longo tempo.

    Ele via que a borboleta fazia um esforço enorme para tentar sair através de um pequeno buraco, sem sucesso. Depois de algum tempo, a borboleta parecia que tinha desistido de sair do casulo, as suas forças haviam se esgotado.

    O homem, vendo a aflição dela para querer sair resolveu ajudá-la: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo para libertar a borboleta. A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho e as suas asas amassadas.

    O homem, feliz por ajudá-la a sair, ficou esperando o momento em que ela fosse abrir as asas e sair voando, mas nada aconteceu. A borboleta passou o resto da sua vida com as asas encolhidas e rastejando o seu corpo murcho. Nunca foi capaz de voar…

    O homem então compreendeu que o casulo apertado e o esforço da borboleta para conseguir sair de lá, eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas para fortalecê-las e ela poder voar assim que se libertasse do casulo.”

    Moral da história: às vezes o esforço é necessário para o nosso crescimento e fortalecimento.

    Se vivêssemos a nossa vida sem passar por quaisquer obstáculos, talvez não conseguiríamos ser tão fortes quanto podemos ser.

    Um abraço e um ótimo dia a todos,

    ResponderExcluir
  8. Oi Júlio,
    O natal é a festa do coracao, festa do amor, é momento de reflexao "porque Jesus veio a terra nos trazer uma mensagem maravilhosa". É o momento de tentar vivenciar o que ele nos ensinou -o amor incondicional, o perdao, para que sejamos como a borboleta. Acredito que é o melhor presente que podemos oferecer ao aniversáriante.
    Na verdade, todo dia é dia de reflexao, mas, já que o natal nos traz essa atmosfera de confraternizacao, amor e caridade, entao que nos deixemos envolver.
    Um grande abraco e felicidades!

    ResponderExcluir
  9. Amigo, estou oferencendo-te o selo do afeto. Passe lá no meu blog e o pegue; ele é seu! Um abraço,
    Nereida

    ResponderExcluir
  10. Cesar,
    Obrigada pela visita e pelas palavras gentis.
    Vou ficar de olho no seu blog também.
    Beijos

    PS: A Aninha Leme é minha filha.

    ResponderExcluir