quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Jardim nada Secreto

Ao iniciar esse blog, ainda em outro endereço, não imaginava o que estava por vir. Em meu universo cibernético, constava email, msn, orkut e outras 'galáxias' pelas quais não naveguei, como hi5, Sônico etc. Comercialmente já havia experimentado o 'blog' em tempos de hpg e zip.net.
No entanto, foi conhecer o blogger para que as 'viagens galáxico-virtuais' eu pudesse realizar. Perdoem-me por referir-me de forma um tanto fria a esse espaço caloroso. Mas, parece ser preciso criar novos termos para conseguir falar dos conceitos que vão sendo revistos. Amizade, por exemplo, há algum tempo parece não ser possível fazer um paralelo: virtual e real. Gostaria de destacar, o que outrora ja havia comentado sobre a virtualidade.
Virtual define algo que tem a probabilidade eminente de vir a ocorrer. Aqui na rede, foi anexado como algo volátil, não palpável, mas que ocorre.
Vejamos a definição no Wikipédia:
Há muitas concepções de virtual. Algumas das definições mais comuns são estas:

Algo que é apenas potencial ainda não realizado (a definição histórica). Virtual referir-se-ia a uma categoria tão verdadeira como a real. O virtual não seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é (ser).
Algo que não é físico, apenas conceitual.
Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e., geralmente alguma abstração de algo real.
A simulação de algo, como em Realidade Virtual, Memória Virtual, Disco Virtual
Resguardo aqui a uma definição mais extensa que acredito ser de conhecimento de meus eruditos amigos e visitantes.
Todo esse preânbulo, amigos, é para dizer o quão reais cada um de vocês, que estão passando a me seguir, estão se tornando. Nada de virtuais, virtuais sim para aqueles que aqui chegam pela primeira vez e são virtuais seguidores. Como seguidores, passam rapidamente do estágio de virtuais amigos para Amigos. Laços, que vão cada vez mais se embrenhando, tecendo-se fazendo com que nos importemos com coisas que possam parecer banais para os que pela primeira vez desvendam esses caminhos. Mas, nós, temos a concepção básica: a seres e estes, humanos, do outro lado de cada extensão de cabo de rede. A energia que a isso faz funcionar, é o transporte inter-materia de nossa essencia, nosso pensamento. É a nossa máquina legitima de tele-transporte (podemos brincar aqui com o 'tele' como prefixo de telefonia e telencéfalo).
Em minha chegada, pois ainda estou no início, recebi comentários de incentivo, ligações dos que convivem comigo na mesma cidade, e mesmo os que encontro na universidade. No entanto, a caixinha 'seguidores' permanecia ali, incólume...vazia... e começava a pairar se estaria agradando com essa proposta de buscar resgatar a sensibilidade das pessoas, na forma subjetiva de cada indivíduo.
Porém, certa manhã, eis que surge a 'primeira adepta'. Autora de um blog incrível, tal como de meus outros seguidores e de outros que sigo. Lisa. Um nome curto para uma pessoa Inquieta, como se autodefine. E com sua inquietude provocou a esse que aqui escreve.
Com primor, singeleza e carinho, transcreveu e transcorreu um texto que marcou de forma permanente, com sabias palavras a minha maneira de ver e sentir. A vida é um eterno aprendizado. Isso é próprio da natureza dos seres, como define Aristóteles. Minha unica pretenção ao criar esse espaço era de fato fazer o intercambio de experiências sensíveis, onde de início, e enquanto houver, transcreveria as minhas.
Ontém, em um momento mágico, ao parar para um café, proximo a uma papelaria, que dispõem de um desses displays giratórios de livros, visualizei algo que veio contemplar ainda mais com tudo que já havia recebido aqui no blog. Quando vi a capa do livro, que encabeça esse post, foi mais uma coluna de base que se formou ao texto do comentário que recebi de Lisa.
Esses ultimos dias, novos seguidores chegaram. E vejo que meu compromisso também aumenta. Pois uma amizade se faz em uma via de mão dupla.
A vocês, que me seguem, acompanham, opinão, criticam. Estimo a cada um e peço apenas a compreenão de vocês caso hoje eu não o visite, e amanhã você... pois, sempre que estiver junto de vocês, quero estar com carinho e por inteiro, não apenas mais um IP.
Leiam o comentário e olhem a imagem da capa do livro.
Vejam....e sintam...pois é assim que 'virtualmente' tenho a cada dia me tornado mais humano e real. Amizades muito mais próximas e intensas do que outras que estão na mesa atrás dessa divisória, em que no elevador ou na 'confraternização' de fim de ano, trocamos algumas palavras.
Aos que ainda não a conhecem: Lisa.
Fique a vontade, Lisa:
(Lisa Nunes disse... )

"Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você"Muitas vezes, a vida e a natureza usam símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos,precisamos aprender algo de importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.Na verdade não precisamos correr desesperadamente atrás de tudo aquilo que desejamos. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito. Tem um frase na bíblia que diz "Tudo acontece no seu devido tempo, pois há tempo para todas as coisas" (eu lia muito a bíblia quando criança). É é isso significa a frase 'das borboletas'. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço e a nossa vida num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável: as borboletas virão até nós! Ou seja, seremos merecedores de tudo aquilo que desejarmos de bom.Tenho um livro chamado "Enquanto o amor não vem" da escritora Iyanla Vanzant, que fala muito sobre isso e nos prepara para encontrar o verdadeiro amor (o amor próprio acima de tudo!)
um Grande abraço
Lisa
Um grande abraço... e que vocês tenham muitas borboletas.
JC

7 comentários:

  1. J Cesar....

    Viu que maravilha??? Vc já tem 15 seguidores, que se tornaram Amigos, deixando de ser apenas 'virtuais'... passando para a esfera do 'real'...
    Isso nos abastece, né, amigo??
    Sabe que me assustou, no início? É, eu pensei que vc estava pedindo um tempo, ou algo assim, veja só. Depois, vi aliviada que não, ao contrário!!!
    Depois, me brotaram lágrimas de afeição pura e terna que nutro por vc, e tb por saber que faço parte desses 15...
    Linda sua história, que já vai se tornando inesquecível...
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Julio,
    primeiramente obrigada [por me emocionar] e referenciar a mim, palavras tão nobres e afetuosas. No seu blog, não apenas VEMOS e SENTIMOS, como também nos ENCANTAMOS com tudo que escreves aqui, por sua amabilidade, por sua sabedoria e simplicidade. Você é uma pessoa singular, pois transformas em amigo a cada um que te lê e te segue, ensinando-nos a ver e sentir o mundo com outra iris.
    Um beijo pra voce e
    OUTRO PRA VOCÊ, MINHA QUERIDA AMIGA GRAÇA.
    Lisa

    ResponderExcluir
  3. Julio e Lisa,

    amo vcs dois!!!!!
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    E outro abraço para vc também, minha querida!

    ResponderExcluir
  4. JC, mais uma vez foi com alegria que encontrei seu recado (sempre muito carinhoso) lá "onde oe tempo não pára..."
    Amigo, só hoje solucionei o problema no meu PC e para isso precisei chamar um técnico!
    Bem, mas cá estou de volta e com muita vontade de visitar e ler as coisas maravilhosas que os meus amigos "virtuais "postam. Bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Júlio tudo bem?
    Amigo você foi escolhido para receber um selinho, passa lá no blog para pegá-lo!
    Abracos,
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Estou passeando por aqui, e, calmamente, absorvendo as palavras, para "sentir"...e encontrei neste post um trechinho que me fez com que meus lábios embocassem um leve sorriso... "Laços, que vão cada vez mais se embrenhando, tecendo-se fazendo com que nos importemos com coisas que possam parecer banais para os que pela primeira vez desvendam esses caminhos"...descobri que vc tb tece...rs

    Bjos, meu sensível Julio Cesar!

    ResponderExcluir
  7. Denise...rs...você por aqui!!!...nossa!...felicissimo por voce estar por aqui...ver e ler antigos posts e que traduzem muito parte (acho...rs)de minha maneira de ser e principalmente por aqui.
    bjs
    Espero que tenha gostado do post...rs...acho que agora terás um outro paradigma quando falo de virtual e tudo o mais...e o quanto 'voces' representam para mim, de verdade.
    bjs

    ResponderExcluir