quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não seja levado pela MORTE.

Resumo: Neste post você tem uma prévia do tema tratado em outro post completo, publicado logo abaixo deste e com o mesmo título.
Optei por publicar o tema de forma curta para que todos pudessem ler a temática. Para aqueles que desejarem ver um pouco mais além, veja o post abaixo deste, com o mesmo Título. O tema ainda permite mais, mas quem sabe em proximo post.




Dito popular: Vão-se os dedos ficam os anéis.

O que permeia e justifica o laço entre duas ou mais pessoas é o afeto. Sem isso, as pessoas não criam vínculos verdadeiros e significativos, nem entre si e nem com bens materiais. Assim, o afeto é a força que expressa o sentimento invisível do amor que vive na subjetividade de cada pessoa. Do teor de sua manifestação o outro ser se ‘torna vivo’ dentro de nós. O oposto da vida é a morte. Freud aborda o assunto do homem frente a morte em um de seus textos. Uma teoria que vai embasar-se por inferência, nos primórdios da humanidade. Uma pessoa querida pode morrer para nós, seja na forma física ou na forma virtual, isto é, ela vive, mas para nós não mais. Via de regra, um por decisão, o outro por imposição.

No momento que o outro se vai, é preciso reinterpretar o afeto. Cultuar o finado pode ser sinal de respeito, mas respeito devemos ter para com os vivos, em primeira instancia, que nesse caso é você. Quem morreu não tornará a viver. As lembranças dão vida a ‘fantasmas’. A morte promulga o renascimento de alguma forma. No caso de uma relação, a ‘pessoa física’ pode até voltar, mas ambas serão (e tem que ser) novas pessoas, no que diz respeito a alma e afeto.
Sem afeto pelos que se foram. Ame aos vivos, eles precisam do seu afeto e de sua atenção. Não diga que não há ninguém, porque há você. Você deve estar no centro de sua vida e isso não é egocentrismo nem egoísmo.
Foram-se os dedos e ficaram os anéis? Use-os se desejar... deixem que brilhem, mas não que ofusquem a você, pois nesse caso, ponha-os na gaveta.

5 comentários:

  1. um belo texto mas...não concordo quanto a:"Quem morreu não tornará a viver. As lembranças dão vida a ‘fantasmas’.
    Sou espírita,acredito na imortalidade do espírito,na sua comunicabilidade e na reencarnação. Para mim os que se foram não se tornaram "fantasmas" mas nossos seres amados ainda vivos numa outra dimensão:a verdadeira,a espiritual.
    bjs e paz.

    ResponderExcluir
  2. oláaa soninha, tudo bem? humm..obrigado por mais essa participação antes de tudo. Sim, sei o que diz e...por isso disse que quando li o texto de Freud abstrai-me de qualquer forma de crença espiritual (ou não se compreende valores científicos, a posteriore, busca-se, se possível, articulá-los). Um aspecto que mais busquei ater-me para não polemizar assuntos religiosos e suas crenças nas mais diversas formas(visto que todas culminam com Deus, a causa primeira de tudo e destino da existencia futura) é quanto ao que o 'sujeito', a subjetividade 'cria' a forma do outro que se foi(seja a morte física, seja a 'morte virtual'[fim de um relacionamento]).
    Vejamos então, embasado por sua crença (não quero aqui manifestar-me quanto a extensão das minhas para não inferir na idéia e tão pouco nos comentários que por ventura surjam, ok?talvez outra oportunidade, em off, por email, não sei, se lhe é curioso saber). No caso da morte física de alguém, há a separação da alma do corpo, e que está segue um destino metafísico, não importa para onde ou como, seja reencarnando ou não. Para a pessoa que permanece viva na matéria, cabe a ela, embasada na crença seguir sua vida, orientada pela doutrina que aceitou, mas seguir sua vida, em detrimento de si próprio, em primeira instancia e isso é intransferível e irrevogável(sob qualquer doutrina). Porém, há aqueles, que 'usam' a doutrina para se manterem 'presos' ao que se foi (se foi, se é alma, não é substancia matéria, não há corpo, e podem ocupar o mesmo espaço, não?). Se foi, porque foi enterrado. Findou uma existencia. Não vota, não é progenitor, não existe neste mundo. Mas, na incapacidade de lidar com a perda, confere uma existência que sobrepuja até mesmo questões religiosas. Torna-se doentio por interferir na relação da pessoa afetada com o mundo. Doentia, por interferir na sua qualidade de vida...e as vezes até pondo em risco a ela mesma. Se o caso for de uma pessoa que 'morreu virtualmente', o fim de um relacionamento, seja qual for, há facetas que não caberão todas aqui, mas...por exemplo, justificar a 'terceiros' por questões de si mesmo, de Ser e Estar no mundo (eu conheço a doutrina espirita, alan kardec...e tal, assim como a biblia, Seicho-no-iê, Messiânica, assim como 'Cultura Racional', 'Budismo'...). Apego é um sentimento negativo. É a distorção do afeto. É possessão. Amor apego não é sadio...e ele se manifesta quando ocorre essa perda e um mecanismo psicologico tenta dar vazão a essa perda, não aceita o luto e não confere a idéia de morte, que é o fim. Ainda que exista outra vida além dessa, está dito: além desta!Esta findou-se. Cultuar aos entes queridos, pode ser uma forma carinhosa e memoriosa de manter vivo o espirito e a alegria dos agora ausentes...mas é a intensidade com que isso se dá que irá configurar uma distorção.
    Ainda assim, os vivos precisam mais de nosso afeto do que os mortos. Pais de dois filhos, que perdem um, irão negligenciar o vivo em detrimento do filho morto? O vivo deles dependem completamente. (ai,...isso vai ficar longo...rs,mas tudo bem)
    vou interromper por aqui...e ver se compreendeu o sentindo. E tudo bem se não!rs... não há uma bandeira aqui e a proposta é essa expressar a opnião, minha e de vocês.
    bjs

    Valeu mesmo, soninha...vem mais aqui.
    É sééério...

    ResponderExcluir
  3. soninha...voltei, uma pergunta, você leu o post na integra? digo o que vem abaixo,não o resumo.

    outra: Ainda sob a luz do espiritismo, a reencarnação não traz de volta a mesma pessoa, ainda que seja o 'mesmo espirito'. (desculpe, fragmentar...é que se fosse uma prosa 'normal'...fluiria sem esses recortes...não me tenhas a mal, tá?
    bj
    Julio

    ResponderExcluir
  4. Afilhadíssimo!!!!

    Que coisas lindas estou aprendendo com você aqui e em off!

    Tu és uma pessoa iluminada, inteligente, capaz e etc, etc, etc.

    Deus é contigo!

    Somos uma família linda de amigos nesta terra, neste grandioso Universo, por isso peço diariamente ao Pai: não deixe, não permita que estraguem mais ainda essa nossa Terra linda de viver!!!

    Espera, Senhor, que Te ajudaremos em Tuas obras magníficas...
    Apressa-te em nos socorrer, envia recursos...

    Beijos, Júlio!

    Vamos nos vendo, meu querido afilhado.
    Paz em teu coração!

    ResponderExcluir
  5. Oi Madrinhaaaaa....gostou mesmo?
    Olha...eu é que já aprendi e estou aprendendo muuuuuuuito por aqui. Não só aqui, mas em outros blogs que participo..opinando...apontando...e sendo revidado sobre meu ponto de vista e conceitos e nessa troca, não há perdedores, há evoluidores...não é mesmo?
    cada frase, cada linha lida ali, acolá...nossa...saio daqui com a cabeça literalmente formigando pelos pensamentos. Como é revigorante!
    Mas o melhor de tudo, o M-E-L-H-O-R mesmo é ter relaçaionamento como o nosso (e que tenho com alguns por aqui). É a percepção da vida que existe para além dessa bidimensão aqui na frente...isso é que é fantástico. O estar sem estar, o Ser onde não estou!...(e vice versa, daí)

    (...)
    ...as vezes o cortex-motor e o cortex-frontal se embaralham...e escrevo meio voluptoso!não sei...rs...
    é um teminha meio polemico, mas aqui não era essa a proposta. A proposta é mais 'terrena', masi do que podemos realizar, do que podemos tomar o controle(se assim pode-se dizer)daquilo que nos quer por domínio causar-nos a desorientação.
    Independe de crenças...mas de determinação de si na vida. Não vivemos a vida do outro e nem ninguem a nossa. Somos os responsaveis (perante a lei daqui mesmo...)pelos nossos atos. Então...não nos anulemos, não é?

    Sabe, não sei se disse isso em algum lugar neste post ou coments do mesmo, mas...pensava anteontem pela manhã, naquele momento em que te descrive no email, que na Biblia Jesus chamou a dois mandamentos, indagado sobre qual o mais importante (pelos professores da lei, não?) ao que respondeu:
    Ame a Deus acima de todas as coisas
    Ame ao outro como a ti mesmo.
    Cumprindo estes dois estará cumprindo os outros.
    Em outro ponto, há que nosso corpo é o templo de Deus, e por isso cabe-nos zelar por ele.
    Então...Amar a Nós mesmo é condição primeira para todas as outras coisas, como Amar a Deus acima de tudo. Porque sem amar a si mesmo, não há um 'eu'...e se não há 'eu' não há ninguem para cumprir os outros mandamentos. Essa 'minha tese' é reforçada porque não há um mandamento para você cuidar de você (dito por Jesus), e se você deve amar ao outro como a ti mesmo, amar a ti mesmo precede a isso. Não é citado explicitamente justamente porque é explicito que essa noção de si mesmo é condição primeira de existencia, é a essencia. É o Ser para poder agir. Nâo há potencia ou ato sem que hája que possa executá-lo,não?
    Pensando em virtuosidade (pretendo publicar um post sobre isso), o excesso em pensar em si mesmo é o egoismo. A esse sim, deve-se evitar, mas a virtude é a ação por escolha deliberada que promove o bem no seu fim.
    Bjs e bjs...querida.
    demais de bom te ter por aqui.

    ResponderExcluir