terça-feira, 22 de junho de 2010

FREEDON

obs:não era para ser um texto, apenas passar o espirito de liberdade e a sensação de desprendimento que estou no dia de hoje, inclusive para navegar por aqui e cuidar da reforma do salão de festas.



ACABOU!...findou-se mais um semestre universitário...[suspiro].
Não sofro da fobia de sair logo da facu...ainda que esta seja a meta para então atuar. O ambiente da universidade me é agradável, pois me relaciono bem com todos. Meu relacionamento com professores é fantástico e próximos com alguns. A biblioteca é a 'Dispensa' disponível para alimentar o saber. Laboratorio de Informática e de anatomia (sem peças 'mokap' e sim verdadeiras)a disposição. Como minha meta não é 'título' e sim conhecimento, me é um habit natural. Há um dinamismo prazeiroso. Fluidez.
Porque então a euforia? porque o fator humano não nos permite sermos configurado como máquinas. Há momentos em que fazemos opções que a outros olhos não seriam a correta, mas, é como querer comer ovos com bacon sabendo que o bacon tem propriedades cancerigenas e que a gordura saturada é altamente toxica...outro exemplo...(para quem gosta): o 'famoso' pastel de feira. Brega, insalubre, mas de grande 'sucesso' e com um prazer não se sabe de onde! rs...
Sim...se é humano é vergavel. Em algum ponto da personalidade, do carater, do que o constitui, haverá uma 'vara vergavel'. E não há mal nisso!
Pois assim o foi comigo ao longo desse ultimo semestre. Momentos em que talves eu não deveria sair com os amigos, ou sentar a frente do 'game' com meu filho...mas... o mundo não está parado ou guardado em uma caixa no armário esperando que concluamos nossos projetos para que o retomemos onde o deixamos! Não! ... o mundo segue com tudo que há dentro dele. Os filhos crescem os pais envelhecem os amigos casam as namoradas se vão... então, aproveitar o presente não é crime nem irresponsabilidade. Há algum tempo que não preciso repetir isso para mim mesmo como que buscando firmar a opnião. Que me custe perder 5 horas de sono em algumas semanas, deixando-me quase exaurido, e sem importar-se se o trajeto do onibus irá demorar mais 30 minutos, já que estarei "aproveitando" esse tempo para recuperar energia.
Ainda que estudos compravados ditem que dormir 8horas de sono seja o ideal...inclusive e principalmente para a memória! ...e eu não tenho problema com isso!...
...o que eu tava dizendo mesmo?...
Prefiro ser como Chico Anísio...e dormir no maximo 5 horas e aproveitar o presente. Não que gaste horas em boemia, mas com sabedoria, no duplo sentido da palavra.
O dia tem 24 horas. 8 horas representam 1/3 do dia. se viveres 69 anos, terá dormido 23 anos de sua vida e aproveitado 43. Se viveres 90, sera 30 para 60. Sendo que deva descontar desses anos, seus anos de infãncia/juvenil, de certa forma. Quanto tempo de vida na fase adulta e ativa restarão?
Sim...Adoro uma cama, para descançar, abraçar, ficar em conchinha...mas...como é bom estar acordado e estar com tudo e todos que se ama, vivendo e fazendo o que se gosta. Inclusive cansar-se e fazer do encontro com a cama e o dormir um objeto de desejo e não uma rotina que deva ser cumprida.
Minhas atividades academicas, como projetos de docencia e pesquisa que estou envolvido seguirão férias adentro, isso não acabou.
O semestre acabou, sim, mas quer saber? Amanhã já inicia o anseio pelo próximo.

Steve McQueen, no filme "24 horas de Le Mans", em que seu personagem é um piloto de corridas (inclusive tendo dispensado dubles em diversas cenas, já que fazia desse esporte o seu 'hobby') diz a uma reporter, no filme, a seguinte frase:

Minha vida é correr. O que acontece entre uma corrida e outra é apenas espera.

(...)

7 comentários:

  1. Oiee!!
    Obg pelo comentário no blog, gostei muuuuuito!!!
    Mas é isto mesmo Julio, nada como estar de bem consigo mesmo, sem ter de provar nada pra ninguém, curtindo cada momento, seja sozinho ou acompanhado(o q de fato acaba sendo melhor ainda,rs)....mas o lema é aproveitar até o último instante cada momento consigo próprio...ou com a presença dos amigos, familiares, enfim, mas procurando extrair dos momentos mais simples o mais belo.
    Tenha um bom fds
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  2. Estudar e aprender sempre. Tenho um mimo para você, passe no meu blog e retire. Abraços criativos

    ResponderExcluir
  3. "Minha vida é correr. O que acontece entre uma corrida e outra é apenas espera." Entendo pefeitamente tudo isso Julio... apesar da diferença do caminho, Dormir sim.... mas viver sempre! Menino, Steve Mcqueen... sempre gostei... The great scape(fugindo do inferno)...

    ResponderExcluir
  4. Afi querido...

    Amo tudo que vc escreve, pois sei que são reflexões sérias, profundas, vindas aí desse teu coração maravilhoso...

    Estou aqui para dizer que já fui conhecer seu lindo e majestoso salão de festas, viu? Nossa, não dá vontade de sair de lá, rsrs... é muito chique, convidativo, alegre. Adoreeeeeeeeeei

    Esteja sempre com Deus, amigo. Te gosto muito tb, e nossa amizade é eterna, conte sempre com a madri!!!

    Um grande bj

    ResponderExcluir
  5. Cadê esse salão de festas, sai ou não sai? to a fim de uma curtiçãozinha (rs).
    saudades
    o beijo

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog. E o ratinho...como faço pra colocar um ratinho desse no meu blog....ameiiiiiiiiiiiiiiiii. abs,

    ResponderExcluir