
ACABOU!...findou-se mais um semestre universitário...[suspiro].
Não sofro da fobia de sair logo da facu...ainda que esta seja a meta para então atuar. O ambiente da universidade me é agradável, pois me relaciono bem com todos. Meu relacionamento com professores é fantástico e próximos com alguns. A biblioteca é a 'Dispensa' disponível para alimentar o saber. Laboratorio de Informática e de anatomia (sem peças 'mokap' e sim verdadeiras)a disposição. Como minha meta não é 'título' e sim conhecimento, me é um habit natural. Há um dinamismo prazeiroso. Fluidez.
Porque então a euforia? porque o fator humano não nos permite sermos configurado como máquinas. Há momentos em que fazemos opções que a outros olhos não seriam a correta, mas, é como querer comer ovos com bacon sabendo que o bacon tem propriedades cancerigenas e que a gordura saturada é altamente toxica...outro exemplo...(para quem gosta): o 'famoso' pastel de feira. Brega, insalubre, mas de grande 'sucesso' e com um prazer não se sabe de onde! rs...
Sim...se é humano é vergavel. Em algum ponto da personalidade, do carater, do que o constitui, haverá uma 'vara vergavel'. E não há mal nisso!
Pois assim o foi comigo ao longo desse ultimo semestre. Momentos em que talves eu não deveria sair com os amigos, ou sentar a frente do 'game' com meu filho...mas... o mundo não está parado ou guardado em uma caixa no armário esperando que concluamos nossos projetos para que o retomemos onde o deixamos! Não! ... o mundo segue com tudo que há dentro dele. Os filhos crescem os pais envelhecem os amigos casam as namoradas se vão... então, aproveitar o presente não é crime nem irresponsabilidade. Há algum tempo que não preciso repetir isso para mim mesmo como que buscando firmar a opnião. Que me custe perder 5 horas de sono em algumas semanas, deixando-me quase exaurido, e sem importar-se se o trajeto do onibus irá demorar mais 30 minutos, já que estarei "aproveitando" esse tempo para recuperar energia.
Ainda que estudos compravados ditem que dormir 8horas de sono seja o ideal...inclusive e principalmente para a memória! ...e eu não tenho problema com isso!...
...o que eu tava dizendo mesmo?...
Prefiro ser como Chico Anísio...e dormir no maximo 5 horas e aproveitar o presente. Não que gaste horas em boemia, mas com sabedoria, no duplo sentido da palavra.
O dia tem 24 horas. 8 horas representam 1/3 do dia. se viveres 69 anos, terá dormido 23 anos de sua vida e aproveitado 43. Se viveres 90, sera 30 para 60. Sendo que deva descontar desses anos, seus anos de infãncia/juvenil, de certa forma. Quanto tempo de vida na fase adulta e ativa restarão?
Sim...Adoro uma cama, para descançar, abraçar, ficar em conchinha...mas...como é bom estar acordado e estar com tudo e todos que se ama, vivendo e fazendo o que se gosta. Inclusive cansar-se e fazer do encontro com a cama e o dormir um objeto de desejo e não uma rotina que deva ser cumprida.
Minhas atividades academicas, como projetos de docencia e pesquisa que estou envolvido seguirão férias adentro, isso não acabou.
O semestre acabou, sim, mas quer saber? Amanhã já inicia o anseio pelo próximo.
Steve McQueen, no filme "24 horas de Le Mans", em que seu personagem é um piloto de corridas (inclusive tendo dispensado dubles em diversas cenas, já que fazia desse esporte o seu 'hobby') diz a uma reporter, no filme, a seguinte frase:
Minha vida é correr. O que acontece entre uma corrida e outra é apenas espera.
(...)