quinta-feira, 25 de março de 2010

Textos? Post´s? Cadê?

Amigos, que tanto gosto de estar e abraçar, com palavras, imagens e sentimentos. Desculpem-me por estar ausente nas postagens. O tempo... sempre ELE, não tem me sido o bastante, e o pouco que me tenho dado ao luxo de usufruir nesses momentos aqui no blog, tenho-o feito visitando os blogs de voces, amigos queridos...lendo vossos posts e comentando. Então, tenham minha ausência aqui como uma participação muito maior AÍ, junto de vocês, em cada postesinho (com referencia de carinho). Participando do que pensam, criticam, sentem também... Muitas ideias e pensamentos me tem passado pela mente por esses dias... e sinto que algumas realmente já tenham passado...isto é, tenham saido do 'verde' para o 'maduro' e já não seja 'tempo' de comentá-las. Mas assunto é o que não faltará. Com tudo que leio, e vejo por aqui em blogs de voces, amigos, praticamente não me faz necessário ver outras mídias. Mesmo...!

Então, até breve brevissimo e quero mais uma vez deixar a todos um grande abraço e um maravilhoso final de semana que inicia-se amanhã.

Julio Cesar

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sempre há Tempo

Houve um tempo
em que o tempo não havia.

Um vácuo no espaço
pois era o que existia.

Amor, afeto, carinho
um simples olhar de atenção.
Essa ausência eu ressentia.

Não fazia sentido.
o pulsar de meu coração

Libertar-me? De quem?
Abandonar? A quem?
Já deixara de ser eu.
Deixara de ser alguém.

Em vida não queria morrer
Solidão. Vazio. Angústia!
Não me deixarei adoecer,
pensei.

Sem medir vitórias ou derrotas,
passei a lutar.
E lutarei até morrer.
Mas por uma causa nobre:
A vontade de viver.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A tela



Na lente de seus olhos
tenho as melhores imagens.


Com a lente de seus olhos
o mundo em que vivo
ganha outra textura.

Na paleta de sua alma
encontro todas as cores

para colorir e embelezar
a tela da vida.
Sustentada
no cavalete das emoções
emoldurada pelo amor
de nossos corações.


J.C.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Indivíduo



Hoje não entrego o mundo à pessoa que eu amo.
Porque hoje, com ela, quero viver esse mundo.
Hoje, a minha vida a ela não dou.
Pois dela, a vida, é o que preciso,
para apresentar-me a ela como sou.
Se assim fosse, nada sobraria.
Em tempo, aprendi que era preciso ser inteiro.
Somos incapazes de viver em pedaços.
Analogamente, inteira esteja nossa alma.
Não há provas, de qualquer natureza
que justifiquem se anular.
Não basta ser.
É preciso querer ser um Ser.
Não sou sobra, não sou resto.
Hoje sou inteiro.
Completude única que formam o sujeito, que me faz 'indivíduo'.
Hoje eu sou o Todo.
Um Todo que ela pode ver, apreciar, adorar e amar.

J.C.

Para que servem os AMIGOS?



RECORTE DE ARTIGO PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO
CADERNO: NEW YORK TIMES
EM: 04/05/2009
--------------------------------------
PARA QUE SERVEM OS AMIGOS?

PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Por TARA PARKER-POPE


Na busca por uma saúde melhor, muitas pessoas recorem a médicos, libros de auto-ajuda ou suplementos herbáceos. Mas esquecem uma arma poderosa para combater a doença e a depressão, acelerar a recuperação, reduzir o envelhecimento e prolongar a vida:

seus amigos.

Pesquisadores começam a dar atenção à importância da amizade e das redes sociais na saúde em geral. Um estudo australiano de dez anos descobriu que pessoas idosas com um grande círculo de amigos tinham 22% menos probabilidades de morrer durante o período do estudo do que as que tinham menos amigos. E no ano passado pesquisadores da Universidade de Harvard relataram que fortes laços sociais poderiam reforçar a saúde do cérebro conforme envelhecemos.

"Em geral, o papel da amizade em nossas vidas não é muito bem avaliado", disse Rebecca G. Adams, professora de sociologia na Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro. "existem muitos estudos sobre famílias e casamento, mas muito pouco sobre a amizade. Isso me surpeende. A amizade tem um impacto maior em nosso bem-estar psicológico do que os relacionamentos familiares".

Em um novo livro, "The Firls From Ames: A Story of Women and a 40-Year Friendship"{As garotas de Ames: uma história de mulheres e uma amizade de 40 anos}, Jeffrey Zaslow conta a história de 11 amigas de infância que se espalharam de Iowa para oito estados americanos diferentes. Apesar da distância, sua amizade sobreviveu à faculdade e ao casamento, ao divórcio e outras crises, incluindo a morte de uma das amigas com 20 e poucos anos.

Duas delas souberam recentemente que tem câncer de mama. Kelly Zwagerman, professora colegial que vive em Minnesota, disse que quando recebeu o diagnóstico, em setembro de 2007, seu médico lhe orientou que se cercasse de pessoas queridas. Ela então procurou suas amigas de infância, apesar de morarem longe. "As primeiras pessoas para quem eu contei foram as mulheres de Ames, por email", disse ela, "Imediatamente recebi mensagens e telefonemas de apoio"

Em 2006, um estudo com quase 3.000 enfermeiras com câncer de mama descobriu que as mulheres sem amigas íntimas tinham quatro vezes mais probabilidade de morrer dessa doença do que as mulheres com dez amigas ou mais. E, notavalmente, a proximidade e a quantidade de contato com uma amiga não eram associadas à sobrevivência. Apenas ter amigas era uma proteção.
(...)
O artigo termina com essas duas frases:

"A amizade é um recurso subvalorizado. A mensagem constante desses estudos é que os amigos tornam sua vida melhor".
------------------------------------

Assim amigos, regado a um café, ou um chá, uma taça de vinho ou um copo de cerveja, enfim, a sua bebida, brindemos a 'Amizade'. Recebam de mim, mais uma vez um abraço caloroso e amoroso, de quem muito os valoriza, respeita e admira, aqui em cada linha escrita, em cada pensamento transferido. Estejam com Deus, tenham saúde. O 'resto' vamos atrás (as vezes vem até a 'gente'!)

Estima a todos.